Alemanha acusa Putin de burlar negociações sobre cessar-fogo na Ucrânia
Baerbock critica Putin por desrespeitar negociações e intensificar ataques na Ucrânia. A chefe da diplomacia alemã destaca a falta de confiança nas promessas do presidente russo.
A chefe da diplomacia alemã, Annalena Baerbock, acusou o presidente russo Vladimir Putin de burlar as negociações sobre um cessar-fogo na Ucrânia nesta terça-feira (1°).
Durante uma coletiva de imprensa em Kiev, Baerbock afirmou: “Está burlando as negociações, continua sua guerra ilegal de agressão e intensifica seus ataques brutais”.
Em 11 de março, sob pressão dos Estados Unidos, a Ucrânia aceitou um plano para um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia. Contudo, Putin rejeitou o plano, aceitando apenas uma moratória nos bombardeios contra instalações energéticas.
Não foram fixadas uma data ou condições para a trégua, que ambos lados se acusam de infringir. Baerbock enfatizou: “Não se pode confiar em Putin nessa situação”.
Ela concluiu dizendo que “só haverá uma paz real e duradoura quando o presidente russo se der conta de que não pode ganhar essa guerra”.
Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira