Alemanha barra exportação militar para uso em Gaza
Alemanha suspende exportação de equipamentos militares para Gaza em resposta a escalada do conflito. Chanceler enfatiza a importância de negociar um cessar-fogo duradouro e se preocupa com o sofrimento dos civis.
Chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, anunciou nesta 6ª feira (8.ago.2025) a suspensão da exportação de equipamentos militares para a Faixa de Gaza.
A medida continuará em vigor enquanto houver risco de uso desses armamentos em operações militares no enclave palestino.
O anúncio é uma resposta ao plano do Gabinete de Segurança de Israel para controlar a Cidade de Gaza, que Berlim considera uma escalada significativa do conflito.
Merz afirmou que, embora Israel tenha o direito de se defender do Hamas, a libertação dos reféns e negociações por um cessar-fogo devem ser prioridades.
“A ação militar mais dura do Exército israelense torna cada vez mais difícil para o governo alemão ver como esses objetivos serão alcançados”, destacou o chanceler.
Ele também expressou a preocupação do governo com o sofrimento dos civis em Gaza, que orienta sua decisão sobre exportações militares.