HOME FEEDBACK

Alemanha classifica o partido político AfD como ‘extrema direita’

Serviço de inteligência identifica AfD como ameaça à democracia e amplia vigilância sobre suas atividades. Líderes do partido reagem, alegando que a decisão reflete uma perseguição política.

Serviço de inteligência da Alemanha classifica o AfD como extrema direita

Nesta sexta-feira, 2, o Escritório Federal para a Proteção da Constituição informou que o partido Alternativa para a Alemanha (AfD), que ficou em segundo lugar nas eleições nacionais de fevereiro, é considerado uma organização de extrema direita.

Essa classificação permite uma vigilância mais rigorosa, incluindo o uso de informantes e recursos como gravações de áudio e vídeo para monitorar as atividades do partido em todo o país.

O AfD é descrito como uma ameaça à ordem democrática, por, segundo o relatório, "desrespeitar a dignidade humana" e promover "agitação contínua" contra refugiados e migrantes.

Os líderes do partido, Alice Weidel e Tino Chrupalla, condenaram a medida, alegando motivação política e afirmando que o AfD se defenderá legalmente contra as "difamações".

Inicialmente fundado em 2013, o AfD se tornou relevante após a oposição à política de imigração de Angela Merkel em 2015.

O serviço de inteligência já havia rotulado os braços estaduais do AfD como extremistas de direita e afirma que suas visões sobre identidade alemã são incompatíveis com a ordem democrática.

A ministra do Interior, Nancy Faeser, defendeu a decisão, ressaltando sua base em uma "auditoria abrangente e neutra" de 1.100 páginas, afirmando que não há influência política.

A medida não implica a proibição do partido, que só pode ser decidida pelo Tribunal Constitucional Federal.

Leia mais em estadao