Alemanha: conservador Merz não consegue maioria na primeira votação para primeiro-ministro
Merz não alcança a maioria necessária na primeira votação para chanceler e enfrenta nova chance. O líder conservador precisará de uma maioria relativa na segunda rodada para garantir sua posição.
Friedrich Merz, líder conservador alemão, não conseguiu ser eleito chanceler na primeira votação do Parlamento, ocorrida em 6 de dezembro.
Merz contava com 310 votos no Bundestag, seis a menos do que o necessário para a vitória. Ele enfrentará uma segunda rodada de votação.
Coalizão com o SPD não garantiu a vitória: O candidato do partido CDU tinha apoio suficiente inicialmente, mas ficou abaixo do necessário, um fato inédito desde a Segunda Guerra Mundial.
Merz venceu as eleições legislativas de 23 de fevereiro e é visto como uma esperança em meio à desorientação política na Europa.
Porém, já enfrenta a irritação de parte do eleitorado conservador devido à flexibilização das normas de endividamento para financiar o rearmamento e modernização das infraestruturas.
Segunda rodada pode definir chanceler: Com 328 cadeiras entre conservadores e social-democratas, Merz precisa da maioria relativa na próxima votação.
Se conseguir, será confirmado como o 10º chanceler moderno da Alemanha pelo presidente Frank-Walter Steinmeier no palácio de Bellevue.