HOME FEEDBACK

Alemanha supera 3 milhões de desempregados em agosto, maior marca desde 2015

Número de desempregados na Alemanha atinge seu maior patamar em mais de oito anos, refletindo a desaceleração econômica e a falta de reformas. Especialistas e líderes empresariais pedem ações imediatas para revitalizar o mercado de trabalho e estimular a economia.

A Alemanha ultrapassou os três milhões de desempregados em agosto, número inédito desde fevereiro de 2015, devido à conjuntura econômica desfavorável.

Dados oficiais revelaram que 3,03 milhões de pessoas estão desempregadas, um aumento de 46 mil em um mês e mais de 153 mil em um ano. A taxa de desemprego permaneceu estável em 6,3%.

A presidente da agência nacional de empregos, Andrea Nahles, afirmou que a alta é esperada devido às férias de verão. A última vez que o país teve mais de três milhões de desempregados em agosto foi em 2010.

No entanto, a crise econômica afeta o mercado de trabalho: setores como saúde e serviço público ainda apresentam crescimento, enquanto a indústria manufatureira e o trabalho temporário enfrentam contração.

O presidente da confederação patronal (BDA), Rainer Dulger, atribuiu os altos números ao fracasso em adotar reformas nos últimos anos, clamando por um “outono de reformas”.

O governo de coalizão liderado por Friedrich Merz, que assumiu em maio, planeja apresentar reformas fiscais e sociais nos próximos meses para reativar a economia.

Com informações da AFP

Leia mais em jovem-pan