HOME FEEDBACK

Alemanha suspende classificação de extremista para AfD após pedido de tribunal

O tribunal de Colônia decide suspender a classificação de extremista da AfD, que agora continuará sendo tratada como suspeita. Enquanto aguarda a análise da contestação, a sigla se posiciona contra as acusações e busca legitimação política no Parlamento.

Serviço de inteligência da Alemanha suspendeu classificação de extremista da AfD (Alternativa para Alemanha) após decisão de tribunal em Colônia, nesta quinta-feira (8).

A agência não se referirá mais à AfD como um "movimento extremista de direita" até a análise de uma contestação do partido. Enquanto isso, a sigla continua tratada como suspeita.

A classificação anterior, baseada em um relatório de 1.100 páginas, permitia o monitoramento intensificado do partido, com recrutamento de informantes e interceptação de comunicações. O documento considerava a AfD uma organização racista e anti-muçulmana.

Trechos do relatório afirmam que a AfD vê cidadãos com histórico de migração de países muçulmanos como inferiores. A agência já havia rotulado o partido como extremista em 2021.

Embora a decisão não represente uma reversão total, a AfD comemorou este passo. Os líderes Tino Chrupalla e Alice Weidel afirmaram que estão se defendendo legalmente contra as acusações de extremismo.

A AfD, com a segunda maior bancada do Parlamento após eleições em fevereiro, busca legitimar sua posição política, apesar do isolamento imposto por outros partidos.

Críticos internacionais, como Marco Rubio e J.D. Vance, condenaram a decisão da Alemanha, comparando-a a uma nova forma de tirania. A ministra do Interior, Nancy Faeser, defendeu o relatório como um exame "abrangente e neutro".

Leia mais em folha