Alemanha suspende temporariamente classificação do AfD como partido 'extremista'
Suspensão ocorre enquanto tribunal avalia recurso do partido contra rotulação de extremismo. Vigilância policial ao AfD também será interrompida temporariamente.
Serviço de inteligência da Alemanha suspende classificação do AfD
No dia 8, o Gabinete Federal para a Proteção da Constituição (BfV) suspendeu temporariamente a classificação do Alternativa para a Alemanha (AfD) como grupo "extremista de direita".
A suspensão permanecerá até que o tribunal administrativo de Colônia se pronuncie sobre o recurso do partido contra a decisão. A data para a decisão ainda é desconhecida.
Durante este período, o BfV retirará de seu site o comunicado de 2 de maio sobre a classificação e não haverá vigilância policial reforçada ao partido.
A classificação, anunciada na sexta-feira anterior, causou tensões políticas dentro e fora da Alemanha, especialmente com o apoio do presidente dos EUA, Donald Trump, ao AfD.
A decisão do serviço de inteligência baseou-se em um relatório interno de mais de mil páginas, que conclui que a ideologia do AfD "deprecia grupos inteiros da população da Alemanha" e "mina sua dignidade humana", o que é "incompatível com a ordem democrática fundamental".