Alerta de viagem dos EUA classifica El Salvador como destino mais seguro que países da Europa
El Salvador recebe a melhor classificação de segurança dos EUA, superando países europeus. A queda da criminalidade atribuída às políticas do presidente Nayib Bukele marca uma mudança significativa na percepção internacional do país.
O Departamento de Estado dos EUA elevou El Salvador para “Nível 1: Tome precauções normais”, a melhor classificação para destinos internacionais.
Com a mudança, El Salvador é considerado mais seguro que várias nações europeias, como França, Alemanha, Reino Unido, e outras, que permanecem em “Nível 2: Aumente a cautela”.
A queda na criminalidade foi atribuída pelo governo Trump às políticas de segurança do presidente Nayib Bukele, destacando a redução de gangues, homicídios e crimes violentos.
Rubio, secretário de Estado americano, mencionou: “A atividade de gangues, crimes violentos e assassinatos em El Salvador caíram significativamente”.
O presidente Bukele celebrou a classificação, chamando-a de “estrela dourada” do Departamento de Estado. A reclassificação também fortalece a relação EUA-El Salvador.
Essa mudança vem poucos dias antes da reunião oficial entre Bukele e Trump na Casa Branca, marcada para 14 de abril. O foco será a cooperação no combate ao crime organizado.
Karoline Leavitt, da Casa Branca, afirmou que o modelo de segurança salvadorenho é visto como referência. A nova classificação muda a imagem internacional de El Salvador, que historicamente foi considerado um dos países mais violentos.