Alesp aprova gratuidade para crianças até 2 anos em estádios paulistas
Nova legislação visa facilitar o acesso de famílias a eventos esportivos, eliminando a cobrança integral para crianças pequenas. A proposta, agora aprovada, busca promover a inclusão e democratizar o esporte em São Paulo.
A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou, em 27 de maio de 2025, o projeto de lei 1377/2023.
A nova lei garante:
- Entrada gratuita para crianças até 2 anos;
- Meia-entrada para crianças entre 2 e 12 anos.
A proposta altera a regra anterior, que permitia cobrança integral para todas as faixas etárias. Anteriormente, apenas crianças de 0 a 6 anos e 11 meses tinham acesso à meia-entrada.
São Paulo era o único Estado brasileiro que ainda cobrava ingressos totais para menores de 2 anos em eventos esportivos.
O projeto, de Vitão do Cachorrão (Republicanos), contou com apoio de outros deputados em uma articulação multipartidária.
Após a aprovação, o projeto seguirá para a redação final e assinatura do presidente da Alesp. Depois, será enviado ao governador Tarcísio de Freitas para sanção ou veto.
Se sancionada, a nova lei entrará em vigor em junho de 2025 e valerá para estádios de futebol e ginásios de diversas modalidades.
O autor do projeto destacou que a medida visa democratizar o acesso ao esporte, facilitando a presença de famílias em eventos esportivos, que muitas vezes enfrentam custos elevados.