HOME FEEDBACK

Alexandre de Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro no caso dos cartões de vacina

Ministro do STF arquiva inquérito sobre falsificação de cartões de vacinação de Bolsonaro. Decisão foi tomada após a Procuradoria-Geral da República relatar falta de provas para responsabilização.

No dia 28 de outubro de 2023, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu arquivar o inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por suposta falsificação de cartões de vacinação contra Covid-19. A decisão foi motivada pelo pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que alegou “ausência de elementos que justifiquem a responsabilização” de Bolsonaro.

A acusação baseou-se nas palavras do tenente-coronel Mauro Cid, delator da trama golpista, que declarou que a ordem de falsificação foi dada por Bolsonaro.

Moraes afirmou que o arquivamento é “irretratável” e que o recebimento de denúncias não pode se fundamentar apenas nas declarações de colaboradores, sendo necessário ter provas autônomas.

O arquivamento também se estende ao deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ), que também teve dados falsos inseridos no sistema de vacinação.

Em março do ano passado, a Polícia Federal (PF) concluiu que Cid foi o articulador dos cartões falsos de vacinação, que incluíam Bolívar e seus familiares. A investigação revelou que a falsificação de dados visava burlar exigências sanitárias para entrada nos Estados Unidos e no Brasil.

A intenção de fraudar o documento estava relacionada a uma possível solicitação de permanência em outro país.

*Com informações da Agência Brasil
Publicado por Nátaly Tenório

Leia mais em jovem-pan