HOME FEEDBACK

Alexandre de Moraes enviou à PGR defesas dos denunciados do 'núcleo dois' por tentativa de golpe

Ministro Alexandre de Moraes encaminha defesas à PGR e espera análise em cinco dias. Decisão sobre a transformação dos denunciados em réus pode ocorrer entre março e abril.

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) as defesas dos denunciados no caso de tentativa de golpe do "núcleo dois".

O grupo inclui seis pessoas, como Filipe Martins, ex-assessor da Presidência, e Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O procurador-geral, Paulo Gonet, tem cinco dias para analisar as manifestações. Ao todo, a PGR denunciou 34 pessoas por tentativa de golpe, dividida em cinco partes.

Além disso, Moraes enviou à PGR os autos do núcleo central da suposta organização criminosa, liderada por Bolsonaro, e também as defesas do núcleo três, composto majoritariamente por militares.

Após a análise da PGR, os autos retornam ao STF. Moraes então avaliará os argumentos para formular seu voto, sem prazo específico. O relator pode liberar o caso para a Primeira Turma decidir sobre a transformação dos denunciados em réus. A expectativa é que isso ocorra entre fim de março e início de abril.

Se a denúncia for aceita, uma ação penal será aberta, iniciando a fase de contraditório e coleta de provas.

Os denunciados negaram as acusações e questionaram o julgamento na Primeira Turma, que tem apenas cinco ministros, em vez do plenário. Pediram também que o caso fosse enviado à primeira instância, alegando que a maioria não possui foro privilegiado, além de solicitar a suspeição de Moraes, por ele ter sido alvo da trama golpista.

Leia mais em valoreconomico