Alexandre Silveira chama Romeu Zema de “pessimista de plantão”
Conflito entre o ministro Alexandre Silveira e o governador Romeu Zema evidencia tensões políticas em evento sobre desenvolvimento econômico. Trocas de indiretas entre Lula e Zema refletem divergências sobre gestão e ministérios no governo federal.
Ministro critica governador: O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), chamou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), de “pessimista de plantão” durante evento na Gerdau em Ouro Branco, que é responsável por 12% da produção de aço do Brasil.
Silveira comentou que, em 2024, o Brasil teve o menor índice de desemprego da história e criticou Zema: “Fico só de butuca vendo pessimista de plantão errando mais uma vez”.
No mesmo dia, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Zema trocaram indiretas na inauguração do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Híbrida Flex em Betim (MG). O governador não apareceu na foto oficial do evento.
Zema criticou o número elevado de ministérios, afirmando que Minas, sendo o 2º estado mais populoso, possui apenas 14 secretarias, comparando à necessidade de ter “11 craques em campo” ao invés de 38 ministérios.
Lula respondeu dizendo que a qualidade da equipe é mais importante que a quantidade, enfatizando a necessidade de pessoas sensíveis aos problemas da sociedade.
A primeira-dama, Janja da Silva, também não aplaudiu o governador durante o evento.