Aliados da Ucrânia fazem ultimato à Rússia para aceitar cessar-fogo
Aliados da Ucrânia estabelecem prazo para Rússia aceitar cessar-fogo e negociar paz. Caso contrário, sanções severas serão impostas, alertou o chanceler alemão Friedrich Merz.
Aliados da Ucrânia endurecerão sanções contra a Rússia se o país não aceitar um cessar-fogo de 30 dias a partir de 12 de maio de 2025.
O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, declarou que “agora a bola está na quadra de Putin” e ele deve responder à oferta para que as negociações de paz sejam preparadas.
No último sábado (10.mai), Merz se reuniu com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o presidente francês Emmanuel Macron, e os primeiros-ministros do Reino Unido e da Polônia, Keir Starmer e Donald Tusk. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, afirmou que houve uma “conversa proveitosa” com o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre os esforços de paz.
Merz destacou que, se a Rússia continuar negando as negociações, haverá um endurecimento massivo das sanções. “Trump está obviamente perdendo a paciência com Putin”, disse Merz ao jornal alemão Bild.
Em contrapartida, o Kremlin afirmou que as declarações europeias são “contraditórias”, segundo o porta-voz Dmitry Peskov. Ele declarou: “Ouvimos muitas declarações contraditórias da Europa. Geralmente, são de natureza confrontacional”.
Peskov ainda afirmou que Putin está “pronto para contatos” com quaisquer líderes e aberto à interação.
As informações são da Reuters.