Aliança China-Rússia é fonte de estabilidade para a paz, diz Xi
Xi Jinping reforça laços com a Rússia para enfrentar desafios globais e promover a estabilidade. Visita de Putin à China precede desfile militar comemorativo e destaca a importância da amizade entre os países.
Xi Jinping, presidente da China, declarou nesta 3ª feira (26.ago.2025) que o país e a Rússia devem proteger seus interesses de segurança e desenvolvimento.
Ele descreveu a relação sino-russa como uma “fonte de estabilidade para a paz mundial”.
O líder chinês se encontrou com Vyacheslav Volodin, presidente da Duma Estatal russa, que visita a China antes da chegada do presidente Vladimir Putin.
Xi enfatizou a amizade tradicional entre os dois países e a necessidade de união com os países do Sul Global contra a ordem internacional dominada pelos Estados Unidos.
Putin visitará a China no próximo fim de semana e será o principal convidado em um desfile militar em Pequim, comemorando os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Ásia.
O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou aplicar tarifas de até 200% sobre produtos chineses caso a China não forneça ímãs de terras raras aos EUA. As sobretaxas contra a China estão suspensas desde 11 de agosto, mas a cobrança de 30% permanece.
A China responde por cerca de 90% do mercado global desses ímãs, considerados um “monopólio” por Trump, e são vitais para eletrônicos como smartphones e carros elétricos.
Trump também anunciou na 2ª feira (25.ago) que conversou com Putin sobre limitar arsenais nucleares e deseja convidar a China para as negociações.