Aliança do Brics defende mais crédito para impulsionar empreendedorismo feminino
Relatório da Aliança Empresarial de Mulheres do Brics será apresentado aos líderes no encontro de cúpula, com foco em fomentar o empreendedorismo feminino. O documento contém recomendações sobre crédito e outras iniciativas para aumentar a participação delas no comércio internacional.
Aliança Empresarial de Mulheres do Brics (WBA) apresentará um relatório com recomendações para impulsionar o empreendedorismo feminino durante a cúpula do bloco no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de outubro.
A presidente da WBA, Monica Monteiro, afirmou que o documento propõe a união de iniciativas públicas e privadas para aumentar o acesso ao crédito para mulheres empreendedoras. O relatório possui seis eixos principais:
- Inovação
- Indústria Criativa
- Indústria da Saúde
- Infraestrutura
- Energia
- Segurança Alimentar
O foco é aumentar a participação feminina no comércio internacional e melhorar o acesso ao crédito. A executiva destacou a importância dos encontros da WBA para a criação de soluções que melhorem esse cenário.
A plenária da aliança é considerada o ápice do trabalho realizado ao longo dos últimos meses, com reuniões entre membros dos Brics. Monica enfatizou a necessidade de reforçar a união e integração entre os países.
Durante o evento, Anna Nesterova (Rússia) e Zhao Haiying (China) defenderam ações para promover negócios entre mulheres e fortalecer a liderança feminina, enquanto Marianne Ghali (Egito) e Feryal Ahmadi (Emirados Árabes Unidos) ressaltaram a importância de políticas inclusivas no empreendedorismo.
A plenária foi realizada na sexta-feira (4), antecedendo o Fórum Empresarial e a Cúpula de Chefes de Estado do Brics nos dias 5 e 6.