Alimentação saudável é compromisso do governo, diz secretária
Governo compromete-se a promover a saúde alimentar da população brasileira, além de erradicar a fome. A secretária Lilian Rahal destaca a importância de políticas públicas para combater a malnutrição e a obesidade.
Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, destaca que garantir alimentação saudável é um “dever e compromisso” do governo Lula.
Durante o lançamento da agenda legislativa no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, ela ressaltou que o governo está comprometido não apenas em acabar com a fome, mas também em combater a malnutrição, o excesso de peso e a obesidade.
A FAO/ONU declarou que o Brasil está fora do Mapa da Fome, com menos de 2,5% da população em subalimentação. Essa conquista orienta as políticas públicas do governo desde o início.
As iniciativas para promover alimentação saudável incluem:
- Cozinhas solidárias
- Bolsa Família
- Programas de aquisição de alimentos
- Compras públicas
- Alimentação escolar
- Guia Alimentar da População Brasileira
Rahal destacou a aliança do governo com o legislativo e mencionou a necessidade de finalizar o projeto da reforma tributária relacionada à cesta básica.
O Pacto Contra a Fome é uma coalizão suprapartidária que une sociedade civil, governos, academia, imprensa e setor privado para criar soluções permanentes para a fome e a insegurança alimentar.
O movimento também busca reduzir o desperdício de alimentos e aprimorar práticas nos bancos de alimentos, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.