HOME FEEDBACK

Alphabet ajusta condições do Google Play após pressão da UE

Alphabet anuncia mudanças que facilitarão desenvolvedores em direcionar usuários a ofertas fora do Google Play. A medida surge em resposta a acusações da Comissão Europeia sobre práticas anticompetitivas.

Alphabet anunciou nesta terça-feira (19) que vai facilitar o direcionamento de clientes a canais fora do Google, em resposta a acusações da União Europeia sobre violação de regulamentos.

Em março, o Google enfrentou duas acusações de descumprir a Lei dos Mercados Digitais (DMA), que visa limitar o poder das grandes empresas de tecnologia.

A Comissão Europeia investiga a empresa desde o início de 2024 por supostamente restringir desenvolvedores de informar usuários sobre ofertas externas e por favorecer seus serviços de busca vertical.

Os reguladores alegam que a Alphabet impede que desenvolvedores direcionem consumidores a canais com ofertas melhores e que a taxa de serviço da Google Play é excessiva.

Em um post no blog, o Google declarou que está atualizando os termos do seu Programa de Ofertas Externas na UE, após diálogo com a Comissão Europeia.

A conselheira jurídica sênior do Google, Clare Kelly, expressou preocupações sobre possíveis efeitos adversos para usuários do Android, mas confirmou as alterações nas taxas e opções para desenvolvedores.

A Alphabet já foi multada em mais de 8 bilhões de euros pela UE e pode enfrentar novas penalidades de até 10% de suas vendas anuais globais se for condenada pela violação da DMA.

Leia mais em valoreconomico