Álvaro Damião: o repórter esportivo que assume a prefeitura de BH após morte de Fuad
Álvaro Damião assume a prefeitura de Belo Horizonte após a morte de Fuad Noman, que faleceu devido a complicações de saúde. O novo prefeito, conhecido por sua carreira na mídia e em atividades esportivas, busca consolidar sua liderança em um cenário político conturbado.
Vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil) assume a Prefeitura de Belo Horizonte após a morte de Fuad Noman (PSD) nesta quarta-feira, 26, devido a complicações de um câncer.
Fuad faleceu após 82 dias internado, o que reflete a situação política similar à de São Paulo, onde o prefeito Ricardo Nunes (MDB) assumiu após a morte de Bruno Covas.
Damião, aliado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), atuava como prefeito interino desde janeiro devido à internação de Fuad. É conhecido na região por quase 30 anos de carreira na rádio Itatiaia, destacando-se como repórter esportivo.
Após assumir, Damião licenciou-se da rádio e da TV Alterosa, onde apresentava um programa policialesco e um programa esportivo. É famoso por bordões como “aqui não, pica-pau” e “bacana demais”.
Iniciou a carreira política como vereador em 2016 e foi reeleito em 2020. Em 2022, optou por não concorrer novamente para compor a chapa de Fuad. Atuou como secretário de Governo, onde articulou a candidatura de Bruno Miranda (PDT) para a presidência da Câmara, mas sofreu derrota.
A derrota gerou tensões, com o presidente da Câmara, Juliano Lopes (Podemos), chamando Damião de “pateta”, mas posteriormente se desculpando e deixando a porta aberta para diálogo sobre a composição do secretariado.