HOME FEEDBACK

Alvo de críticas, Janja priva perfil no Instagram

A primeira-dama Janja da Silva encerra o acesso público ao seu perfil no Instagram após críticas referentes a seus gastos e a transparência de suas ações. A decisão ocorre em meio a reações negativas sobre suas viagens internacionais e a composição de sua equipe.

A primeira-dama, Janja da Silva, tornou seu perfil pessoal no Instagram privado nesta quinta-feira (13.mar.2025) após receber críticas da população e de opositores.

Desde fevereiro, Janja compartilha sua agenda nas redes sociais, mas continua enfrentando reclamações sobre a transparência de suas ações no governo. Com o perfil privado, novos seguidores precisam ser aceitos para acessar suas publicações, enquanto quem já a seguia pode continuar a ver o conteúdo.

Um dos focos da crítica é a suposta "gastança" da primeira-dama em viagens internacionais. Janja deveria participar da 69ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) da ONU em Nova York, mas a viagem foi cancelada para evitar danos à popularidade do governo Lula.

Uma pesquisa da AtlasIntel/Bloomberg apontou que a reprovação de Janja subiu para 58%, 18% a mais que três meses antes.

A última viagem de Janja a Roma gerou polêmica, com custos de cerca de R$ 260 mil para uma comitiva de 12 pessoas, além de outras despesas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Seu gabinete pessoal, embora sem um cargo oficial, conta com 8 funcionários e custou R$ 1,9 milhão por ano em 2023 e 2024.

Desde janeiro de 2023 até fevereiro de 2025, Janja já recebeu 85 requerimentos na Câmara, focados em gastos e fiscalização de suas comitivas.

Leia mais em poder360