Alvo de operação da PF, prefeito de São Bernardo do Campo é afastado
Marcelo Lima enfrenta investigação por corrupção e lavagem de dinheiro, com indícios de uma organização criminosa em sua administração. O prefeito afastado será monitorado por tornozeleira eletrônica enquanto as autoridades realizam buscas e apreensões relacionadas ao caso.
Prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), foi alvo da Operação Estafeta, deflagrada pela Polícia Federal nesta 5ª feira (14.ago.2025).
Afastamento e medidas: Lima foi afastado do cargo e terá de usar tornozeleira eletrônica, com medidas cautelares expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Segundo a PF, a operação investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Há suspeitas de que o prefeito faça parte de uma organização criminosa no município do Grande ABC.
Início da investigação: A investigação teve início em julho, após autoridades encontrarem R$ 14 milhões com um servidor ligado ao prefeito. Indícios de propina foram identificados em contratos nas áreas de obras, saúde e manutenção.
Desdobramentos: Além do afastamento de Lima, a PF cumpriu:
- 2 prisões preventivas
- 20 mandados de busca e apreensão
O Poder360 tentou contato com a prefeitura, mas não obteve resposta até a publicação.
Trajetória política: Marcelo Lima é formado em gestão pública e iniciou sua carreira política como vereador em 2008, sendo reeleito em 2012. Assumiu o cargo de vice-prefeito em 2016 e foi eleito deputado federal em 2022, mas teve seu mandato cassado por infidelidade partidária.
Em 2024, foi eleito prefeito, derrotando Alex Manente (Cidadania), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo governador Tarcísio de Freitas.