Amazon vai investir US$ 54 bilhões no Reino Unido nos próximos três anos
Amazon investirá 40 bilhões de libras no Reino Unido, gerando milhares de empregos e ampliando seus centros de distribuição. O governo britânico vê a ação como um forte sinal de confiança em sua política econômica.
A Amazon anunciou um investimento de 40 bilhões de libras (cerca de US$ 54 bilhões) no Reino Unido nos próximos três anos. O governo britânico considera isso um voto de confiança em suas políticas econômicas.
O governo trabalhista, eleito em 2024, prioriza o estímulo ao fraco crescimento econômico e busca aumento de investimentos estrangeiros.
A expansão da Amazon, seu terceiro maior mercado após EUA e Alemanha, criará milhares de empregos. Atualmente, a empresa emprega 75 mil pessoas no país, sendo um dos dez maiores empregadores do setor privado.
O plano inclui:
- Construção de dois novos centros de distribuição em East Midlands, com inauguração prevista para 2027.
- Centros em Hull e Northampton, criando 2 mil empregos cada um.
- Novas estações de entrega e melhorias na rede de mais de cem edifícios operacionais.
- Investimentos em infraestrutura de transporte e em novos prédios em sua sede em Londres.
- Reestruturação dos estúdios de cinema Bray em Berkshire.
Do valor total, 8 bilhões de libras são da divisão de computação em nuvem, focados em centros de dados no Reino Unido entre 2024 e 2028. Também estão incluídos os salários dos funcionários.
O primeiro-ministro Keir Starmer afirmou que os planos da Amazon representam “um grande voto de confiança no Reino Unido como o melhor lugar para fazer negócios”.
No entanto, uma investigação foi aberta contra a Amazon pelo órgão regulador de alimentos do Reino Unido, analisando possíveis violações de regras sobre pagamentos a fornecedores.