HOME FEEDBACK

“Amazônia Mais Digital” é lançada em reunião do Conselhão

Iniciativa visa conectar comunidades amazônicas à tecnologia, promovendo inclusão digital e educação. Projetos sociais na região receberão equipamentos recondicionados para fortalecer o letramento digital.

Lançamento da Ação “Amazônia Mais Digital e Menos Desigual”: Em 5 de agosto de 2025, durante reunião do CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável), foi anunciada a iniciativa.

Objetivo: Ampliar o acesso à internet e promover o letramento digital em comunidades da região Norte.

Coordenadores: O projeto é liderado pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), Abes (Associação Brasileira de Empresas de Software) e ReUrbi Socioambiental.

Doações: Empresas estão mobilizadas para doar equipamentos de informática em desuso, que serão recondicionados e entregues a ONGs.

Histórico: Desde 2019, foram recebidas cerca de 320 toneladas de equipamentos, resultando na entrega de 870 computadores a 29 projetos, incluindo 7 na Amazônia.

Foco na Amazônia Legal: Com a proximidade da COP30, o projeto se concentra em 9 Estados da região.

Funcionamento: Empresas que desejam doar equipamentos devem se cadastrar no site da Abes, enquanto ONGs podem se inscrever para receber os dispositivos.

A ReUrbi gerencia a coleta e recondicionamento dos materiais, emitindo relatórios de impacto para os doadores.

Alinhamento com ODS: O projeto está conectado a 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como educação de qualidade e redução das desigualdades.

Plataforma RH-Tech: Comunidades atendidas poderão acessar cursos de tecnologia oferecidos por empresas como Microsoft, Google, AWS e IBM.

Leia mais em poder360