'America Party' vem aí: Musk anuncia que criará novo partido político nos EUA
Elon Musk formaliza a criação do Partido América em meio a críticas ao governo e ao projeto orçamentário de Donald Trump. O bilionário promete que o novo partido devolverá a liberdade ao povo norte-americano, desafiando o sistema político atual.
Elon Musk anunciou a criação do Partido América em sua rede social X (antigo Twitter) neste sábado (5).
A decisão foi motivada por um conflito com o presidente dos EUA, Donald Trump, relacionado ao projeto orçamentário "One Big Beautiful Bill".
Musk afirmou que, de acordo com uma enquete, 2 em cada 1 apoiam a criação de um novo partido: "vocês terão um novo partido político!".
O bilionário criticou o sistema político atual, alegando que estamos em um sistema de partido único em vez de uma democracia. Ele prometeu que o Partido América visa devolver a liberdade ao povo.
Caso o projeto de lei de "gastos insanos" fosse aprovado, Musk afirmou que o partido seria formado no dia seguinte.
O controverso projeto de lei, que foi aprovado pelo Senado, prevê cortes de US$ 3,7 trilhões em impostos, aumentando o déficit do país.
Trump, em resposta às críticas de Musk, chegou a considerar a deportação do bilionário.
Além disso, Musk sugeriu que a estratégia do Partido América pode focar em 2 ou 3 cadeiras no Senado e 8 a 10 na Câmara para influenciar leis controversas.