HOME FEEDBACK

Amorim diz que revogação de vistos americanos por causa do Mais Médicos é provocação de Trump para Brasil reagir

Celso Amorim critica revogação de vistos como provocação dos EUA. A medida, que afeta brasileiros do programa Mais Médicos, intensifica a tensão diplomática entre Brasil e América.

Celso Amorim, principal conselheiro do presidente Lula para assuntos internacionais, criticou a revogação de vistos americanos de funcionários brasileiros, chamando a ação de irracionalidade e provocação.

O Departamento de Estado dos EUA anunciou a revogação de vistos de dois brasileiros do programa Mais Médicos, citando a responsabilidade pela exportação de trabalho forçado cubano. Os brasileiros afetados são:

  • Mozart Sales - confidente do ministro da Saúde, Alexandre Padilha;
  • Alberto Kleiman - coordenador da COP 30.

Amorim reflete uma visão do governo Lula de que os ataques da Casa Branca visam provocar reações que possam justificar sanções mais severas, como a expulsão do encarregado de negócios dos EUA, Gabriel Escobar.

Escobar tem sido convocado pelo Itamaraty para ouvir queixas do governo brasileiro, embora sua influência seja considerada limitada. A embaixada dos EUA, vacante desde janeiro, é vista como menos eficaz na atual administração.

Recentemente, a embaixada americana criticou publicamente o ministro do STF, Alexandre de Moraes, levando o Brasil a expressar seu rechaço às ingerências dos EUA em assuntos internos.

Além disso, a crise foi intensificada após a imposição de uma sobretaxa de 50% por Donald Trump, reforçando a posição do ex-presidente Bolsonaro diante do STF. O Brasil, no entanto, busca continuar em negociações comerciais.

Leia mais em o-globo