HOME FEEDBACK

Amorim: Pedido de Trump à China sobre soja é quase guerra com Brasil

Celso Amorim critica pedido de Trump como ameaça ao Brasil e à relação com a China. Lula contata Xi Jinping para discutir impactos da guerra tarifária e garantir diálogo.

Celso Amorim, assessor especial da Presidência, afirmou que o pedido de Donald Trump para que a China quadruplicasse a compra de soja americana indica um "quase estado de guerra contra o Brasil".

Em entrevista ao programa Roda Viva, Amorim disse: "Não vejo razão para temer que a China vá abandonar a parceria estratégica" e destacou que a situação envolve "competição comercial" que é "ganha na força".

A China é o maior parceiro comercial do Brasil, e a soja é um dos principais produtos exportados. Mudanças nas compras podem afetar a produção agropecuária e a economia brasileira.

O pedido de Trump foi anunciado antes da prorrogação de 90 dias da trégua tarifária entre os Estados Unidos e a China, que terminaria nesta segunda-feira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou para Xi Jinping na noite do dia 11, visando discutir a guerra tarifária imposta pelos EUA.

Leia mais em poder360