Anac suspende operação da Voepass a partir desta terça-feira por falta de segurança
Anac suspende operações da Voepass após constatação de irregularidades em sistemas de gestão. A agência informou que a medida é cautelar e visa garantir a segurança dos voos enquanto a empresa busca corrigir suas não conformidades.
Anac suspende operações da Voepass
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou, na madrugada desta terça-feira (11), a suspensão imediata das operações da companhia aérea Voepass, antiga Passaredo Transportes Aéreos.
A Voepass operava com seis aeronaves em 17 destinos e alegou, em nota, que sua frota é apta para voos.
A suspensão é cautelar e permanecerá até a correção das não conformidades identificadas nos sistemas de gestão da empresa.
A Anac constatou violação de condicionantes e a degradação da eficiência do sistema de gestão após auditorias realizadas.
Os passageiros afetados devem buscar reembolso ou reacomodação com a empresa ou agências de viagens.
A Voepass está sob fiscalização desde um acidente aéreo em agosto do ano passado que resultou na morte de 62 pessoas, e revelou reincidência em irregularidades.
A nota da Voepass destaca o impacto da suspensão e menciona que a companhia iniciará tratativas para comprovar sua capacidade de segurança.
Em fevereiro, a Voepass iniciou uma ação para reestruturar sua dívida e reafirmou que suas operações até então eram sustentáveis.
A companhia, com sede em Ribeirão Preto (SP), é a quarta maior aérea do Brasil, transportando 748,7 mil passageiros no ano passado.
Seu fundador, José Luiz Felício, criou a Passaredo em 1978 e a transformou em companhia aérea em 1995.
Recentemente, a Voepass passou por diversas dificuldades financeiras e mudanças de controle.