HOME FEEDBACK

Anatel adia decisão sobre expansão da Starlink no Brasil

Anatel adia decisão sobre aumento de satélites da Starlink no Brasil. Relator terá mais 120 dias para avaliar impactos concorrenciais e ambientais da expansão proposta pela empresa de Elon Musk.

Anatel adia análise do pedido de expansão da Starlink no Brasil.

Nesta quinta-feira (3), a Agência Nacional de Telecomunicações anunciou que dará mais 120 dias para o relator, Alexandre Freire, apresentar sua posição sobre a solicitação da Starlink.

A empresa, de Elon Musk, pediu autorização para operar 7.500 novos satélites no Brasil, aumentando o número total autorizado de 4.408 para 11.908.

A Starlink já lidera o mercado de internet via satélite no país, com 57% de participação até o final de 2024, enquanto a Hughes detém 31,1%.

A Anatel já havia autorizado a exploração dos satélites da Starlink até março de 2027, em uma parceria anunciada pelo governo Jair Bolsonaro em 2022 para operações na Amazônia.

Com a derrota de Bolsonaro, o governo Lula mantém distância de Musk, que já foi criticado publicamente pela primeira-dama, Janja.

Além disso, ataques de Musk ao governo Lula e ao ministro Alexandre de Moraes foram mencionados na análise da Anatel. Os impactos “concorrenciais e de sustentabilidade ambiental” também estão sendo avaliados.

Leia mais em folha