Anatel faz operação em depósitos da Amazon, Shopee e Mercado Livre
A Anatel intensifica fiscalização em marketplaces para combater venda de eletrônicos não homologados. A operação envolve apreensão de celulares, drones e rádios em seis estados brasileiros.
Anatel realiza fiscalização para apreender eletrônicos de telecomunicação não homologados, como celulares, drones e rádios.
A ação ocorreu nesta 2ª feira (26.mai.2025) em centros de distribuição de marketplaces como Mercado Livre, Amazon e Shopee, nos Estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Rio de Janeiro.
Participaram 33 fiscais da Anatel. Esta iniciativa faz parte do PACP (Plano de Ação de Combate à Pirataria), que visa intensificar a repressão à venda de produtos de telecomunicações sem certificação.
A Anatel enfatiza que desde 2022 tem promovido a sensibilização das redes varejistas online para proteger o consumidor contra produtos irregulares.
O conselheiro Alexandre Freire destaca que há necessidade de intensificar ações junto aos marketplaces. Ele alerta que a comercialização de produtos não homologados expõe os consumidores a danos potenciais.
A Anatel também busca que as plataformas adotem mecanismos eficazes para bloquear anúncios e retirar produtos irregulares do mercado.