Angra 1 é reconectada ao sistema após parada de reabastecimento e modernização
Angra 1 retorna ao funcionamento após parada para modernização e reabastecimento. A usina nuclear possui capacidade de geração de 640 MW e seguirá protocolos de segurança para operar plenamente.
A usina nuclear de Angra 1 foi reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) na sexta-feira (11), após uma longa parada que começou em abril para reabastecimento e modernização.
O reator foi religado na terça-feira (8) e a usina reiniciou suas operações nesta tarde. O retorno à operação plena será gradual, conforme protocolos de segurança.
Angra 1 possui uma capacidade de geração de 640 MW. A parada foi mais longa devido à inclusão de atividades do Programa de Extensão de Vida da usina.
O superintendente da usina, Abelardo Vieira, destacou que essa foi uma parada estratégica para aumentar a confiabilidade e preparar a unidade para operar com alto desempenho nos próximos 20 anos.
Entre as ações realizadas, estão:
- Modernização de sistemas
- Substituição de componentes
- Inspeções técnicas
Durante a parada, foram executadas cerca de 6.545 tarefas, além de manutenções nos transformadores e intervenções nos circuitos primário e secundário da planta.