Anistia é “questão de dias”, diz líder do PL após 257 apoios
Deputado Sóstenes Cavalcante afirma que a anistia aos envolvidos na invasão de 8 de janeiro está próxima de ser aprovada. A proposta já conta com 258 assinaturas de apoio, incluindo de deputados aliados ao governo Lula.
Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara, afirmou que a anistia aos envolvidos no 8 de janeiro será aprovada em “questão de dias”.
Em declarações na sexta-feira (11.abr), ele mencionou o projeto de lei nº 2.858/2022, que trata do tema, e criticou o STF, chamando suas ações de “vingança”.
“Estamos a poucos dias de fazer justiça pelos indiciados pelo 8 de Janeiro... O que o STF está fazendo não é justiça, é vingança”, afirmou.
Na quinta-feira (10.abr), Cavalcante conseguiu reunir as 257 assinaturas necessárias para pautar o projeto na Câmara, com apoio de 258 deputados, incluindo 144 do governo Lula.
A proposta de anistia é vista pelo líder do PL como uma resposta ao julgamento do STF sobre os réus da invasão de 2023. Ele contou com o apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta.
Lindbergh Farias, líder do PT, pressiona partidos do governo a não apoiar o requerimento. Ele alertou sobre a presença de “bolsonaristas” dentro das siglas, visando evitar o apoio à urgência do PL.
O debate sobre a anistia continua acirrado, refletindo as divisões políticas atuais no Brasil.