HOME FEEDBACK

“Anistia” trará “paz para a economia”, diz Bolsonaro sobre tarifaço

Bolsonaro pede ação das autoridades brasileiras para reverter tarifa de 50% imposta pelos EUA. O ex-presidente associa a sanção a uma tentativa de interferência na justiça brasileira e busca uma solução que promova a harmonia entre os Poderes.

Ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que está “nas mãos das autoridades brasileiras” a possibilidade de negociar a tarifa de 50% imposta por Donald Trump, a qual entrará em vigor em 1° de agosto.

Bolsonaro sugere que os Três Poderes da República atuem para anistiar os envolvidos nos eventos de 8 de Janeiro: “Em havendo harmonia e independência entre os Poderes nasce o perdão entre irmãos”.

Segundo ele, a mensagem de Trump refere-se mais a “valores e liberdade” do que à economia. Bolsonaro contrapôs: “Não me alegra ver sanções pessoais, ou familiares, a quem quer que seja”.

A nova tarifa foi anunciada em 9 de julho e visa produtos brasileiros. O governo de Lula está preparando uma resposta, incluindo a Lei de Reciprocidade Econômica para combater o tratamento desigual.

Trump argumenta que a tarifa é devido à “perseguição” a Bolsonaro. O ex-presidente é réu no STF por tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Lula, em resposta, afirmou que o Brasil não aceitará ser tutelado e que o processo judicial é questão da Justiça Brasileira, sem ingerências externas.

Trump criticou o julgamento de Bolsonaro como uma “vergonha internacional”. A China também se manifestou, condenando a influência dos EUA no julgamento do ex-presidente.

Entenda a disputa tarifária entre EUA e Brasil. Assista (1min47s):

Leia mais em poder360