HOME FEEDBACK

Antes de ‘tarifaço’ de Trump, mercado precifica três cortes de juros pelo Fed neste ano

Mercado antecipa cortes de juros nos EUA devido à guerra comercial e desaceleração econômica. Expectativas se mantêm estáveis, mesmo com incertezas sobre a inflação e o PIB.

Mercado espera cortes de juros nos EUA: A poucos dias do anúncio de tarifas pelo presidente Donald Trump, o mercado precifica três cortes de 0,25 ponto percentual nos juros do Federal Reserve (Fed) ainda este ano.

As taxas devem cair para 3,50% a 3,75%, embora o gráfico de pontos do Fed indique apenas duas reduções.

A ferramenta “FedWatch Tool” do CME Group mostra que, no fim de fevereiro, 31,8% dos investidores apostavam em três cortes; hoje, esse número é 33,8%. O primeiro corte é esperado na reunião de junho e o último em dezembro.

Na coletiva após a última decisão do FOMC, o presidente do Fed, Jerome Powell, destacou que a inflação será impactada pelas tarifas comerciais de Trump. As atuais expectativas de inflação de longo prazo, apesar de baixar, permanecem ancoradas.

A economia dos EUA mostra sinais de desaceleração, levantando preocupações sobre uma possível recessão. Economistas da Mizuho Securities acreditam que o Fed pode priorizar o estímulo econômico com cortes de juros, visando afrouxar a política monetária.

Recentemente, projeções do modelo “GDPNow” do Fed de Atlanta indicaram uma contração de 3,7% do PIB no primeiro trimestre, justificada por um déficit comercial em deterioração.

A especulação sobre o afrouxamento da taxa do Fed é estimulada por dados econômicos que refletem sentimentos e expectativas futuras negativas, apontam os economistas.

Leia mais em valoreconomico