Anvisa interdita pasta de dentes da Colgate após casos de alergia
Anvisa proíbe temporariamente pasta de dente Colgate Clean Mint após relatos de reações alérgicas. Empresa defende nova fórmula como segura, mas recomenda que pessoas sensíveis descontinuem o uso.
Anvisa interdita cautelarmente todas as pastas de dente Colgate Clean Mint após relatos de reações alérgicas por usuários.
Os sintomas incluem ardência, inchaço, vermelhidão e aftas na boca, língua e gengiva. A medida foi publicada no Diário Oficial da União devido ao número significativo de relatos.
A Colgate-Palmolive afirmou que a nova fórmula, que contém fluoreto de estanho, é segura e amplamente utilizada globalmente. Contudo, reconhece que uma minoria pode ser sensível a certos ingredientes.
O consumidor pode entrar em contato pelo 0800 703 7722 para esclarecer dúvidas. A empresa destacou que a nova fórmula é resultado de mais de uma década de pesquisas e que todos os produtos passam por testes rigorosos.
Segundo a Anvisa, entre 1º de janeiro e 19 de março, foram recebidas oito notificações envolvendo 13 casos de eventos adversos com cremes dentais da marca. Relatos no Reclame Aqui mostram consumidores com problemas graves após o uso do produto.
- Um usuário relatou inflamações e dificuldades para se alimentar e dormir.
- Outros consumidores mencionaram inchaços nas amígdalas, queimação na língua e feridas na boca.
- Feedbacks incluem reações adversas significativas e dificuldades em identificar a causa ao visitar médicos.
No X (antigo Twitter), também foram compartilhados relatos sobre os problemas com o produto.