HOME FEEDBACK

'Ao menor indício de animal doente, produção sera inutilizada', diz ministro da Agricultura

Medidas rigorosas estão sendo implementadas para controlar o surto de gripe aviária em granjas brasileiras, com o abatimento imediato de aves doentes. Ao mesmo tempo, o mercado enfrenta restrições de importação de carne de frango por parte de países como China e União Europeia.

Ministro Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária, anunciou que todos os animais com qualquer indício de contaminação pela gripe aviária serão imediatamente abatidos e sua produção, como ovos, será inutilizada.

A medida ocorre após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil. O MAPA já iniciou as ações de contenção e erradicação, visando à manutenção da capacidade produtiva e segurança alimentar.

Um total de 35 animais da granja em Montenegro (RS) foram abatidos para evitar a propagação do vírus.

O ministério está informando diversas organizações, incluindo a OMS e Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, sobre a situação.

Suspensão da compra: A China e União Europeia suspenderam a compra de carne de frango brasileira por 60 dias. Fávaro garantiu que, após a erradicação do foco, o mercado será restabelecido.

Outros países, como Japão e Emirados Árabes, restringirão a compra apenas do Rio Grande do Sul, onde o foco foi identificado.

O MAPA afirmou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos, assegurando a população sobre a segurança dos produtos inspecionados.

Leia mais em o-globo