HOME FEEDBACK

Ao vivo: 1ª Turma do STF julga ação contra 4ª núcleo do golpe

STF analisa inclusão de novos réus em caso de golpe de Estado. Julgamento envolve militares, policiais e civis acusados de disseminar desinformação e ameaçar instituições democráticas.

STF inicia julgamento nesta 3ª feira (6.mai.2025) para decidir sobre a adição de mais 7 réus na acusação de formação de uma organização criminosa que tentou realizar um golpe de Estado em 2022.

A denúncia da PGR aponta que o núcleo de desinformação era composto por militares da ativa e reserva, policiais federais e 1 civil, que propagavam informações falsas sobre o processo eleitoral e atacavam instituições.

Em março e abril, o STF já havia iniciado uma ação penal contra 14 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-ministros, como Walter Braga Netto e Augusto Heleno, todos acusados de tentar manter Bolsonaro no poder após sua derrota nas eleições de 2022.

O julgamento será realizado pela 1ª Turma do STF, formada pelo relator Alexandre de Moraes e os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux.

O colegiado decidirá até 4ª feira (7.mai) se acolhe a denúncia e torna os réus oficiais. Em caso afirmativo, uma ação penal será iniciada. As sessões acontecem às 9h30 e 14h, com possibilidade de continuidade no dia seguinte.

Os acusados enfrentam graves acusações, incluindo organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito e golpe de Estado.

Leia mais em poder360