Ao vivo | Acompanhe o 2º dia do julgamento de Bolsonaro no STF
Ministros da Primeira Turma do STF avaliam a continuidade da denúncia contra Jair Bolsonaro e outros sete acusados por tentativa de golpe de Estado. O resultado da votação pode tornar Bolsonaro réu por múltiplos crimes, dependendo do apoio de ao menos três ministros.
STF retoma hoje julgamento sobre denúncia contra Jair Bolsonaro e mais sete envolvidos em tentativa de golpe de Estado pós-eleições 2022.
O julgamento teve início ontem, com o relator Alexandre de Moraes apresentando o relatório da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Procurador Paulo Gonet pediu aceitação da denúncia; as defesas solicitaram arquivamento do caso, mas as objeções preliminares foram rejeitadas pelos ministros.
A Primeira Turma do STF compõe-se de cinco ministros: Cristiano Zanin (presidente), Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Nenhum deles foi indicado por Bolsonaro.
Hoje, os ministros decidirão sobre o mérito da denúncia. Se três dos cinco ministros aceitarem, Bolsonaro será réu por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.
A sessão de hoje começará com o voto de Moraes e seguirá em ordem crescente de tempo na Corte. O clima está mais tranquilo hoje, com menos presenças, apenas Ubiratan Sanderson está no local.
Bolsonaro, que surpreendeu ao comparecer ontem, não estará presente hoje. Durante o primeiro dia, demonstrou tensão e interagiu com seus advogados.
O tenente-coronel Mauro Cid, acusado, assinou um acordo de colaboração premiada que revelou detalhes do plano de golpe, mas teve a validade do acordo preservada pelo STF.
Analistas preveem que o julgamento poderá terminar com votação unânime pela aceitação da denúncia.