Ao vivo: assista ao velório do papa Francisco no Vaticano
Corpo do papa Francisco é trasladado para a Basílica de São Pedro, onde ficará em velório público até o funeral no sábado. Ele será sepultado em um único caixão em uma nova prática que reflete sua abordagem reformista durante o pontificado.
Transferência do corpo do papa Francisco ocorreu na manhã de quarta-feira (23.abr.2025) da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro, onde ficará em exposição para os fiéis. O funeral será no sábado (26.abr).
Um dia após sua morte, o corpo foi levado para uma capela na Casa Santa Marta, onde realizou um funeral fechado com participação de funcionários do Vaticano e membros do clero. O cardeal Kevin Farrell presidiu a transladação, que incluiu um momento de oração e uma liturgia na Basílica para o velório público.
Em uma mudança de tradição, Francisco solicitou ser sepultado em um único caixão de madeira revestido de zinco, ao invés do tradicional trio de caixões. Ele será o primeiro papa em mais de um século a ser enterrado fora do Vaticano, em um túmulo já preparado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.
O enterro ocorrerá no sábado, com a Missa das Exéquias às 10h locais (5h em Brasília) e será seguido pelos ritos de despedida. Líderes como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente dos EUA Donald Trump confirmaram presença.
O papa Francisco faleceu na segunda-feira (21.abr.2025), aos 88 anos, e foi o segundo papa mais velho em 700 anos. Ele enfrentou problemas respiratórios, incluindo uma pneumonia bilateral, após internação em fevereiro de 2025 e teve sua última aparição pública na celebração da Páscoa no dia 20.abr.2025.
Com sua morte, os cardeais iniciaram o conclave para escolher o 267º papa, conforme o ritual que ocorre na Capela Sistina. Será necessário o voto de 2/3 para a eleição, comunicada pela fumaça da chaminé.
Leia mais sobre a morte do papa Francisco: