HOME FEEDBACK

Ao vivo: com Lula de anfitrião, Brics inicia 17ª Cúpula no Rio

Cúpula do Brics discute o fortalecimento do multilateralismo e comércio entre os países membros. Ausências notáveis podem impactar a relevância política do encontro no cenário internacional.

Brics inicia sua 17ª Cúpula neste domingo (6.jul.2025) no Rio de Janeiro, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como anfitrião. O evento se estende até segunda-feira (7.jul).

O foco da cúpula é a defesa do multilateralismo frente às políticas protecionistas dos EUA e a promoção de sistemas comerciais entre os integrantes do bloco.

No entanto, a cúpula pode ser marcada por ausências importantes, reduzindo sua repercussão política, que é parte da estratégia internacional do presidente.

O evento ocorre em meio às tensões entre Israel e Irã, este último membro do Brics desde 2023. Além disso, será o primeiro encontro do bloco após o retorno de Donald Trump à Casa Branca, que já ameaçou o Brics com tarifas comerciais.

O Brasil assumiu a presidência do Brics em 1º de janeiro de 2025 e ocupará a posição até 31 de dezembro. Neste ano, o grupo contará com pelo menos 9 novos integrantes, buscando promover reformas na governança global e um desenvolvimento sustentável.

Composição do Brics:

  • Integrantes plenos: 11 países
  • Países parceiros: 10 países

Programação oficial:

Domingo (6.jul) e 2ª feira (7.jul)

Leia mais em poder360