Ao vivo: Galípolo fala sobre o Relatório de Política Monetária
Entrevista coletiva abordará as novas projeções econômicas do Banco Central após a recente elevação da taxa Selic. Críticas e preocupações sobre a decisão são expressas por representantes do governo e do setor industrial.
Presidente do BC, Gabriel Galípolo, e o diretor de política econômica, Diogo Guillen, participam de uma entrevista coletiva na sede do Banco Central em Brasília, nesta quinta-feira (26.jun.2025).
O evento se dá no contexto da publicação do Relatório de Política Monetária, que traz atualizações sobre:
- atividade econômica
- mercado de crédito
- setor externo
- cenário inflacionário
No dia 18 de junho, o BC elevou a Selic em 0,25 ponto percentual, passando de 14,75% para 15% ao ano. Essa é a 7ª alta consecutiva, com a maior taxa desde junho de 2006.
A decisão foi unânime, porém muitos economistas esperavam manutenção da taxa, como Itaú e XP Investimentos.
A alta da Selic gerou críticas de representantes da indústria, políticos e ministros. A ministra Gleisi Hoffmann a considerou “incompreensível”, enquanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou preocupação com o nível atual.
Haddad alegou que a taxa está “muito restritiva” e “acima da inflação projetada”, mas ressaltou a necessidade de cautela na política monetária e pediu tempo para o novo presidente do BC, Galípolo, efetuar mudanças.