Ao vivo: Lula participa da entrega do Marco 1 do Ramal do Apodi
Lula participa da entrega do Ramal do Apodi, que irá beneficiar 750 mil pessoas em regiões da Paraíba e Rio Grande do Norte. A obra, com 74% concluída, faz parte da iniciativa “Caminho das Águas” para a transposição do rio São Francisco.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta 4ª feira (28.mai.2025), da cerimônia de entrega do 1º trecho do Ramal do Apodi, na barragem Redondo, próximo a Cachoeira dos Índios, na Paraíba, a partir das 16h.
A estrutura tem 115,5 km de extensão, ligando a Barragem Caiçara (PB) à Barragem Angicos (RN), com vazão projetada de 40 m³/s.
A obra, iniciada em 2021, está 74,83% concluída e deverá ser finalizada até outubro de 2026, com investimento de R$ 1,45 bilhão. Quando concluído, o ramal beneficiará 750 mil pessoas em 54 municípios da PB e RN.
A agenda é parte do “Caminho das Águas”, iniciativa do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, inaugurada em 25 de maio, focada na transposição do rio São Francisco pelo sertão nordestino.
A visita de Lula foi confirmada após ele enfrentar uma crise de labirintite, que o levou a exames no hospital Sírio-Libanês em Brasília, na 2ª feira (26.mai).
Esta é a 18ª viagem nacional de Lula em 2025, após receber alta médica em 27 de janeiro, após cirurgia. O presidente priorizou viagens internacionais, passando 18 dias no exterior, sendo a região Sudeste a mais visitada, com 5 viagens ao Rio, 3 a São Paulo e 3 a Minas Gerais.
Antes da solenidade em Cachoeira dos Índios, Lula assinou a ordem de serviço para a duplicação de uma estação de bombeamento em Salgueiro, Pernambuco.