Ao vivo: Marcha dos Prefeitos discute reforma tributária
Ministro da Fazenda cancela participação em debate sobre reforma tributária na Marcha dos Prefeitos. Desfiliações de capitais da CNM sinalizam tensões entre organizações municipalistas.
A 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida como Marcha dos Prefeitos, realiza um debate sobre reforma tributária e gestão municipal nesta quarta-feira (21.mai.2025), a partir das 9h30.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estava programado para participar do painel “Reforma Tributária – Atuação do Comitê Gestor do IBS”, mas cancelou sua presença. A CNM (Confederação Nacional de Municípios) lamentou sua ausência, e o ministério informou que ele já não havia confirmado a presença.
A Marcha dos Prefeitos, promovida anualmente pela CNM, é um dos maiores encontros políticos do Brasil sobre interesses do municipalismo. Este ano, o evento começou na segunda-feira (19.mai) e vai até quinta-feira (22.mai), reunindo milhares de prefeitos, vereadores e gestores públicos.
Um impasse na divisão de espaço no Conselho Superior do Comitê Gestor do IBS levou ao menos **quatro capitais** a pedirem desfiliação da CNM no 1º dia do evento. A FNP (Federação Nacional das Prefeitas e Prefeitos) pressiona por participação equânime das organizações no conselho.
- Capitais que pediram desfiliação, exceto a capital gaúcha
- Caruaru (PE), com 378 mil habitantes, também pediu desfiliação
O IBS, criado na reforma tributária, unificará o ICMS e o ISS, administrando a arrecadação e redistribuindo recursos entre os entes federativos.