Ao vivo: Mauro Vieira fala sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru na Câmara
Ministro das Relações Exteriores discute asilo diplomático para Nadine Heredia e ativistas venezuelanos em audiência na Câmara. Vieira destaca a urgência humanitária como base para a concessão de proteção.
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participa de audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, nesta 4ª feira (28.mai.2025), às 9h30.
O tema principal será a concessão de asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia. Ela chegou ao Brasil em 16 de abril, após o Brasil conceder asilo a ela e seu filho menor.
Heredia e seu marido, ex-presidente Ollanta Humala, foram condenados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro relacionada à campanha de 2011. Ambos negam as acusações, que envolvem recursos da empreiteira Odebrecht.
O julgamento durou 3 anos e Humala alegou ser vítima de perseguição política. Apesar de poderem recorrer, a prisão já está em vigor.
Durante uma reunião em 20 de maio, Vieira afirmou que o asilo foi concedido por motivos humanitários e é uma prática tradicional do Brasil. Ele destacou a cirurgia recente de Heredia e a necessidade de cuidar do filho menor.
A decisão de asilo baseou-se na Convenção de Asilo Diplomático de 1954, da qual Brasil e Peru são signatários.
A audiência também discutirá o tema dos ativistas venezuelanos asilados na Embaixada da Argentina em Caracas, onde o Brasil teve responsabilidade. Vieira explicou que as autoridades venezuelanas não forneceram salvo conduto, e o resgate dos asilados foi realizado pelos Estados Unidos em 6 de maio.