Ao vivo: STF julga o 3º núcleo dos acusados de tentativa de golpe
Supremo Tribunal Federal avalia denúncia contra militares e policial federal por tentativa de golpe de Estado em 2022. Justiça decide se acusados se tornam réus em ação penal com base nas provas apresentadas pela Procuradoria Geral da República.
A 1ª Turma do STF julga nesta 3ª feira (20.mai.2025) a denúncia da PGR contra o 3º núcleo dos acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022. Este núcleo inclui militares da ativa e da reserva do Exército, além de um policial federal.
Os acusados são citados pelos crimes de:
- Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
- Tentativa de golpe de Estado
- Envolvimento em organização criminosa armada
- Dano qualificado
- Deterioração de patrimônio tombado
O STF decidirá se os denunciados se tornam réus na ação penal. Nesta fase, é verificado se a denúncia cumpre os requisitos legais para a abertura de ação penal, analisando se há provas da prática de crimes e indícios de autoria.
O ministro Alexandre de Moraes inicia a sessão com a leitura do resumo do caso, seguido por intervenções do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e dos advogados de defesa, por ordem alfabética.
A 1ª Turma já recebeu denúncias contra 22 pessoas ligadas aos núcleos 1, 2 e 4 da tentativa de golpe. Para o 3º núcleo, o ministro Cristiano Zanin agendou 2 sessões nesta 3ª feira às 9h30 e 14h, e outra na 4ª feira (21.mai), a partir das 9h30, se necessário.