HOME FEEDBACK

AOL encerra serviço de internet discada após mais de 30 anos

A AOL decide pôr fim ao icônico serviço de internet discada após mais de três décadas de operação. A transição ocorre em um cenário de predominância de conexões de alta velocidade, com poucos usuários ainda utilizando a modalidade.

A AOL (America Online) anunciou o encerramento do serviço de internet discada a partir de 30 de setembro de 2025. A conexão, que usa linha telefônica, está disponível apenas nos Estados Unidos e Canadá.

Em comunicado, a empresa afirmou que “avalía periodicamente seus produtos e serviços” e decidiu descontinuar a internet discada.

No X, o cofundador da AOL, Steve Case, manifestou-se: “Obrigado pelas lembranças. Descanse em paz”.

Lançada há mais de 30 anos, a conexão discada ficou famosa pelo seu som agudo de inicialização. Com o tempo, as tecnologias evoluíram, com a introdução de ADSL e fibra óptica.

Dados da BBC mostram que menos de 300 mil pessoas nos EUA ainda usam internet discada, em contraste com mais de 300 milhões de consumidores de banda larga, conforme estimativas de 2023.

A AOL teve mais de 30 milhões de assinantes no final de 2001 e se fundiu com a Time Warner em 2000. Contudo, a Time Warner desmembrou a AOL em 2009, e em 2015 a empresa foi adquirida pela Verizon, que posteriormente a integrou com o Yahoo.

Leia mais em poder360