Aos 91, patriarca dos Batista toca o sino para marcar estreia da JBS na Bolsa de Nova York
JBS marca sua estreia na NYSE com a presença de seu fundador, Zé Mineiro. A listagem tem como objetivo expandir a captação de capital e fortalecer a presença internacional da empresa.
José Batista Sobrinho, 91 anos, conhecido como Zé Mineiro, marcou a estreia da JBS na NYSE em Nova York, após mais de 70 anos de história.
Nesta quarta-feira (25), ocorreu a cerimônia do toque do sino, celebrando a listagem da JBS, dona de marcas como Swift, Friboi e Seara, que aconteceu no último dia 13.
Com a nova listagem, o frigorífico busca aumentar a captação de capital e acessar o mercado americano, que é crucial para a empresa.
A família Batista tentava listagens em Nova York há mais de uma década, enfrentando contratempos, incluindo o escândalo da Lava Jato e oposição do BNDES, maior acionista fora da família.
Críticas de políticos e grupos ambientalistas também surgiram, focando em questões de corrupção e riscos ambientais. A JBS não respondeu sobre esses episódios.
Natural de Carmo do Rio Claro (MG), Zé Mineiro fundou a Casa de Carnes Mineira em 1953, prosperando com a construção de Brasília. A JBS hoje é a maior produtora mundial de proteína animal, com faturamento de R$ 417 bilhões e lucro líquido de R$ 9,6 bilhões em 2022.
Gilberto Tomazoni, CEO da JBS, afirmou que a listagem irá aumentar a visibilidade internacional e atrair novos investidores. As ações da empresa valorizaram 86% nos últimos cinco anos e 19,2% somente neste ano.