Apagão em Cuba deixa milhões sem energia
Apagão em Cuba deixa a população sem energia em várias províncias, incluindo a capital. Autoridades iniciam processo de recuperação do sistema elétrico afetado.
Colapso da rede elétrica em Cuba: Na última 6ª feira (14.mar.2025), apagão generalizado afetou todo o território nacional, incluindo a capital, Havana, segundo o Ministério de Energia e Minas.
A falha ocorreu por volta das 20h15 (horário local). Uma subestação elétrica na capital deixou uma grande área do oeste sem energia, resultando na falha do sistema elétrico nacional, o SEN.
O ministério informou no X (antigo Twitter) que estava “trabalhando no processo de recuperação” e que as unidades geradoras estavam sendo sincronizadas para aumentar o número de usuários com energia em diversas províncias.
De acordo com o The Guardian, relatos indicaram que grande parte da população de 10 milhões estava sem energia, e o serviço de internet também foi afetado. No entanto, em províncias distantes como Guantánamo, Artemisa, Santiago de Cuba, e Santa Clara, a população enfrentou apenas instabilidades no fornecimento.
A Electric Union, agência estatal reguladora, informou que no horário de pico, a demanda seria de 3.250 megawatts, com um déficit de 1.380 megawatts, implicando que 42% do sistema elétrico do país ficaria sem energia.
No final de 2024, Cuba também enfrentou uma série de apagões em todo o país.