HOME FEEDBACK

Apesar da guerra, presidente do Irã planeja vinda à cúpula do Brics

Embaixador iraniano destaca a importância do Brics e agradece apoio do Brasil em meio a tensões geopolíticas. Presidente Masoud Pezeshkian ainda não confirmou presença na cúpula, marcada para julho no Rio de Janeiro.

Embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam, anunciou que o governo iraniano está em "fase de programação" para a vinda do presidente Masoud Pezeshkian à cúpula do Brics, agendada para 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro.

A presença de Pezeshkian ainda não está confirmada devido a tensões no conflito com Israel. Essa pode ser a 3ª ausência de um chefe de governo em encontros do Brics, já que Xi Jinping (China) e Vladimir Putin (Rússia) também não viajarão ao Brasil.

O Irã se juntou ao Brics em 2024, durante uma expansão que incluiu cinco novos países. Se confirmar sua presença, será a 2ª cúpula de Pezeshkian no bloco.

Nekounam destacou a importância do Brics em "aprimorar a ordem internacional" e elogiou as notas do governo Lula da Silva que condenaram os ataques de Israel e EUA à infraestrutura iraniana. O embaixador enfatizou que a infraestrutura nuclear do Irã visa "objetivos pacíficos", como a produção de "radiomedicamentos".

Ele criticou também os EUA e Israel por tentarem proibir o programa energético iraniano, afirmando: "Seguiremos nossos desejos e interesses." E lembrou que Israel, um dos críticos, não é membro do Tratado de Não Proliferação nuclear.

Leia mais em poder360