HOME FEEDBACK

Após acordo, Duarte Jr. é escolhido vice-presidente da CPI do INSS

Duarte Jr. assume vice-presidência da CPMI do INSS em meio a acordo entre governo e oposição. O deputado promete uma investigação técnica e independente, visando a punição de culpados em fraudes.

Deputado Duarte Jr. (PSB-MA) é escolhido vice-presidente da CPMI do INSS em 26 de agosto de 2025. A aprovação foi simbólica e resulta de um acordo entre governistas e oposição para maior equilíbrio na comissão que investiga fraudes.

A escolha faz parte da estratégia do governo Lula (PT) após a derrota na presidência da comissão por parte da oposição, que elegeu Carlos Viana (Podemos-MG) em vez de Omar Aziz (PSD-AM), apoiado pelo Planalto.

Além de Duarte Jr., o ex-ministro Paulo Pimenta (PT-RS) coordenará a bancada governista. A escolha de Duarte prevaleceu por ser considerado menos alinhado a Lula e indicado por uma vaga do União Brasil.

Ao assumir, Duarte Jr. agradeceu e afirmou que a CPI será técnica e independente, com punições para culpados: “sejam de direita ou esquerda”. Ele defendeu propostas para corrigir falhas no INSS e regulamentar práticas de instituições financeiras em empréstimos consignados, alertando sobre prejuízos bilionários.

“Tem gente boa em todos os lados, assim como tem criminosos em todos os lados. O nosso compromisso é com os aposentados”, declarou, mencionando a Constituição de 1988 e uma passagem bíblica.

Leia mais em poder360