HOME FEEDBACK

Após atraso, ministro diz que mudança no VA e VR virá até junho

Mudanças no PAT devem ser formalizadas até junho, reconhece ministro do Trabalho. Atrasos são atribuídos a conflitos de agendas entre autoridades governamentais.

Ministro Luiz Marinho anunciou que mudanças no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) serão formalizadas até junho, após atraso por conflitos de agenda.

A nova data não deve ser ultrapassada, segundo Marinho, que destacou que informações e análises estão em processo de consolidação.

O PAT oferece isenções fiscais emVA (vale-alimentação) e VR (vale-refeição), contribuindo para a redução de encargos trabalhistas.

O governo planeja modificar diretrizes para redução de custos nas intermediações, visando tornar o programa mais econômico.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, apontou que as mudanças poderiam ajudar na redução dos preços dos alimentos.

Entretanto, entidades de trabalhadores contestam que a medida não impactará no custo da alimentação, ressaltando diferenças entre portabilidade de benefícios e de contas bancárias.

Marinho também criticou o Banco Central pelos juros elevados, afirmando que isso dificulta o crescimento econômico.

Ele mencionou as reclamações do empresariado sobre as altas taxas e a recente alta no IOF para arrecadar R$ 20,5 bilhões.

Marinho pediu maior controle dos gastos do Congresso, destacando que o equilíbrio orçamentário está atrelado às emendas parlamentares.

Leia mais em poder360