Após China e União Europeia, Argentina anuncia a suspensão das compras de carne de frango de todo o Brasil
Argentina suspende importações de carne de frango do Brasil após caso de gripe aviária. Medida permanecerá até que o país vizinho seja certificado como livre da doença.
Argentina suspende importações de carne de frango do Brasil
Após China e União Europeia, a Argentina decidiu, nesta sexta-feira, suspender as importações de carnes de frango e subprodutos de aves de todo o Brasil.
O motivo é a identificação de um foco de gripe aviária em Montenegro, Rio Grande do Sul. As autoridades sanitárias argentinas anunciaram que a medida permanecerá em vigor até que o Brasil seja certificado como livre da doença.
Após a confirmação do caso, a agência sanitária da Argentina solicitou ao setor produtivo que reforce as medidas de biossegurança.
Cada país possui protocolos distintos para lidar com a gripe aviária:
- Argentina, China e União Europeia: não restringem compras apenas ao estado ou município afetado.
- Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas: possuem acordos que permitem a regionalização das importações, afetando somente o Rio Grande do Sul.
Dados do Ministério do Desenvolvimento indicam que, de janeiro a abril deste ano, o Brasil exportou US$ 3,7 bilhões em carnes de aves e miúdos, com China, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos entre os principais destinos.